quarta-feira, 8 de junho de 2011

Estudando o Sistema ABO

Ontem, no laboratório, a  7ª série, teve uma aula  sobre aglutinogênios que, conforme  explicação abaixo, são os responsáveis pela determinação do fenótipo sanguíneo.
Para a  aula, foram convidados os doutores Rafael Lopes Piloto, bioquímico e imunologista  e a doutora  Vera Denise Piloto, bioquímica e hematologista,  ambos do laboratório Nossa Senhora de Fátima, a quem a professora Adriana e os alunos da 7ª agradecem.
A aula foi show! A turma aprovou !  
A cobaia para a coleta do sangue? Professora Adriana , que nem cara feia fez.




                             Sistema ABO

Os aglutinogênios são responsáveis pela determinação do fenótipo sanguíneo, são antígenos encontrados na superfície das hemáceas.
No sangue tipo A o aglutinogênio é do tipo A e assim também para o sangue tipo B, já o sangue tipo O não possui aglutinogênio.

Por ter essa característica antigênica, em transfusões sanguíneas existem certas restrições quanto ao tipo de sangue que um indivíduo pode receber:
* Um indivíduo de sangue tipo AB não possui aglutininas, podendo assim receber sangue de qualquer tipo.Por essa característica, o portador do sangue tipo AB é conhecido como receptor universal.

* Um indivíduo de sangue do tipo A possui aglutinina anti-B, podendo receber sangue dos tipos O e A.

* Um indivíduo de sangue do tipo B possui aglutinina anti-A, podendo receber sangue dos tipos O e B.

* Um indivíduo de sangue do tipo O possui aglutininas anti-A e anti-B, só podendo receber sangue do tipo O. Por o tipo O não apresentar aglutinogênio, pode ser doado para indivíduos de todos os tipos sanguíneos, sendo por isso conhecido como doador universal.

*Há casos em que se realiza a chamada transfusão, ou seja, injeta-se sangue de um indivíduo ao outro.

*Uma transfusão errada pode causar acidentes graves e até morte, pois a incompatibilidade entre as hemácias de certos indivíduos e o plasma de outros provoca um fenômeno chamado aglutinação.

* Neste processo, ocorre uma reunião de hemácias em grupos mais ou menos compactos, que podem entupir capilares sanguíneos, provocando as chamadas embolias, que levam à morte.

   Texto entregue aos alunos pela dra. Vera e dr. Rafael




Doutora Vera explicando...

a 7ª série escutando...

na maior atenção...

Dr. Rafael mostrando, de pertinho...

a turma, sem piscar...

e a professora Adriana, rindo pra não chorar...
afinal, professor não
pode fazer feio.



*************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário