|
Turma que participou do Projeto em 2006... |
Está quase chegando a hora, de, mais uma vez, os alunos do 5º ano participarem do Projeto Aventura do Conhecimento, que, há mais de 10 anos, vem fazendo parte da história do São José.
Este projeto, surgiu da necessidade de mostrar aos alunos do 5º ano, as questões ambientais , reconhecendo fatores históricos pertencentes à colonização do Brasil, à formação do município de Sorriso, da região e do Estado de Mato Grosso.
Essa conscientização, alimenta as ações pedagógicas do Projeto, considerando o ambiente em que vivemos, seus elementos físicos e biológicos e o modo de interação das pessoas e da natureza.
Nesse sentido, são organizadas situações de aprendizagem , de forma a proporcionar aos alunos, oportunidades de utilização do conhecimento sobre o meio ambiente, para compreender a realidade e atuar sobre ela.
A proposta apresentada no projeto, promove a troca de experiências entre professores e alunos, criando assim um ambiente significativo de aprendizagem.
Desta forma, a Aventura articula o ser, o existir, o fazer, o conviver e o conhecer, permitindo a cada aluno do 5º ano, atuar e dialogar com os seres e com o próprio meio.
O projeto tem por objetivos:
o Oferecer meios para que os alunos compreendam os fatos naturais e humanos acerca da temática ambiental.
o Analisar os fatos, do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuação, garantindo o respeito ao meio ambiente e à qualidade de vida.
o Valorizar a diversidade natural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural.
o Reconhecer elementos do passado no presente, identificando a participação dos diferentes acontecimentos, de outros tempos, na dinâmica da vida atual e nas conseqüências das ações do homem em relação ao meio ambiente.
O projeto está previsto para o mês de setembro, dia 1º, quando os alunos saem de Sorriso e a aventura já começa na Cantina da uva em Mutum , na primeira parada para o café da manhã .
O almoço será em Várzea Grande, no restaurante Sinuelo (2ªparada), seguindo para Poconé, onde fazem a terceira parada.
Em Poconé, acontecerá a visita à casa da Vovó Bem (museu), a visita à Mina desativada e ainda uma possível visita à Casa da Cultura seguindo direto para a Pousada Piuval, onde passam a noite, isto tudo no dia 1º.
Amanhecendo na Pousada, ( 2/9) o segundo dia será de pura diversão e muito aprendizado.
No sábado, 3/9, os alunos farão o passeio pela Transpantaneira até o meio dia, quando é chegada a hora de voltar para casa.
Uma aventura e tanto! Em todos os sentidos, que ficará marcada na vida desta turma, não só pelo aprendizado, mas pela aventura, no sentido literal da palavra.
***************