sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Terceirões do São José realizam júri simulado.


Já virou tradição o Júri Simulado nas aulas de história ministradas pela professora Maria Amélia Rossi, para os terceirões do São José.

O projeto surgiu da necessidade de se buscar novas metodologias no ensino da História e suas interdisciplinaridades, tornando-a mais atraente.    
Desde 2006, ano em que foi julgada a ditadura militar, as turmas de terceiro ano vem, através de pesquisas, exercitando seu senso crítico e seu o poder de argumentação em julgamentos.
Em cada ano letivo, foi trabalhado um tema, segundo a lista abaixo:

- 2006: DITADURA MILITAR
- 2007: GOVERNO LULA ( 1º Mandato)
- 2008: ERA VARGAS
- 2009: CHE GUEVARA
- 2010: GOVERNO LULA (2º Mandato)
- 2011: NAPOLEÃO BONAPARTE
- 2012: FERNANDO COLLOR DE MELLO

Para a realização do projeto, os participantes receberam as seguintes funções:
·         Juiz;
·         Advogado de acusação;
·         Advogado de defesa;
·         Testemunhas;
·         Corpo de Jurados;
·         Público.

A avaliação de cada aluno, durante a realização do projeto, é feita através da análise das intervenções, pesquisas, argumentações, do resultado do debate e da justificativa da sentença.

Durante a realização do projeto, percebe-se que a sentença estimula o senso competitivo e a conseqüente dedicação à pesquisa.
























Aviso: Ensaio Alfabetização


Aviso!



Jogo das Construções


Desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, estes são os principais desafios a serem enfrentados e trabalhados pelo professor de Matemática.

A busca por alternativas, para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas, são objetivos a serem alcançados em cada ano.

O uso de jogos na aula de Matemática representa um recurso pedagógico utilizado pra introduzir, amadurecer conteúdos e preparar o aluno para aprofundar os itens já trabalhados.

A professora Roberta, trabalhou com a turma do 1º ano (matutino) o Jogo das Construções, para trabalhar o tema em estudo “figuras planas e não planas”. 

Uma aula divertida e repleta de conhecimentos!