terça-feira, 5 de abril de 2011

Mais gente nova na Escola.

Estas duas fofuras, chegaram esta semana na Escola.
Kater Jr. ( Educação Infantil I Fase II) e Tiago ( 1º ano).
Seja bem vinda, duplinha!

Ensino Médio no Laboratório de Química.



Postamos , junto com a matéria, fotos dos alunos do Ensino Médio, trabalhando no Laboratório de Química da Escola.
Olhem só! Não são verdadeiros cientistas?








 




 



 
Quem nos fala sobre os trabalhos de laboratório, é o professor Claderci, da disciplina de química :

* * O “terceirão"  fez experimentos  sobre o  polar e  o apolar.  Na aula, foram realizadas  experiências identificando os reagentes comumente usados  em nosso cotidiano.

 
 **  Já a turma do  1º ano,  trabalhando como os grandes cientistas, separou misturas através da cromatografia liquida para descobrir a composição das cores das canetas  usadas em sala de aula 

 Segundo o professor , na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessária a  utilização de métodos de separação para a obtenção de algumas delas.
Os métodos de separação consistem geralmente em processos físicos, porém estão quase sempre associados a aplicações químicas. A cromatografia é exemplo disto: com base na diferença de solubilidade de duas ou mais substâncias, podemos efetuar sua separação  em um meio líquido ou sólido.
A turma do 1° ano, separou  pigmentos de tinta de caneta. Isto só foi possível porque os pigmentos mais solúveis em álcool "caminharam" pelo papel com a mesma velocidade do álcool, enquanto os menos solúveis foram ficando para trás. O acompanhamento de vários processos químicos é feito com base nesta técnica.



                Parabéns!!

           Ana Karina Alves
           Marco Aurélio Surdi Filho
          Vitor Hugo Francio

                                  Aniversariantes do dia 5 de abril.