Postamos , junto com a matéria, fotos dos alunos do Ensino Médio, trabalhando no Laboratório de Química da Escola.
Olhem só! Não são verdadeiros cientistas?
Quem nos fala sobre os trabalhos de laboratório, é o professor Claderci, da disciplina de química :
* * O “terceirão" fez experimentos sobre o polar e o apolar. Na aula, foram realizadas experiências identificando os reagentes comumente usados em nosso cotidiano.
** Já a turma do 1º ano, trabalhando como os grandes cientistas, separou misturas através da cromatografia liquida para descobrir a composição das cores das canetas usadas em sala de aula
Segundo o professor , na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessária a utilização de métodos de separação para a obtenção de algumas delas.
Os métodos de separação consistem geralmente em processos físicos, porém estão quase sempre associados a aplicações químicas. A cromatografia é exemplo disto: com base na diferença de solubilidade de duas ou mais substâncias, podemos efetuar sua separação em um meio líquido ou sólido.
A turma do 1° ano, separou pigmentos de tinta de caneta. Isto só foi possível porque os pigmentos mais solúveis em álcool "caminharam" pelo papel com a mesma velocidade do álcool, enquanto os menos solúveis foram ficando para trás. O acompanhamento de vários processos químicos é feito com base nesta técnica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário