segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dia Nacional do Livro Infantil e de Monteiro Lobato.

Sítio do Picapau Amarelo
"Um país se faz com homens e livros "
(Monteiro Lobato)

Em homenagem ao nascimento de José Bento Monteiro Lobato, no dia 18 de abril comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil. Considerado um dos maiores escritores infantis, Monteiro Lobato nasceu em uma fazenda em Taubaté e, além de dedicar-se aos livros infantis, usou a moral e a pedagogia de suas histórias para criticar o comportamento das pessoas e do Estado.

Quem nunca ouviu falar em Emília, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde de Sabugosa e Marquês de Rabicó? Os personagens dos livros infantis de Lobato são conhecidos em todo país e encantam, até hoje, crianças e adultos.

Monteiro Lobato viveu um tempo como fazendeiro, foi editor de sucesso, mas foi em 1917 como escritor infantil que despertou para o mundo.

Escreveu, nesse período, sua primeira história infantil, "A menina do Narizinho arrebitado"

Insatisfeito com as traduções de livros europeus para crianças, ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperando costumes da roça e lendas do folclore nacional.

E fez mais: misturou eles todos com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.

No Sítio do Pica-Pau Amarelo, Peter Pan brinca com o Gato Félix, enquanto o saci ensina truques a Chapeuzinho Vermelho no país das maravilhas de Alice. Mas Monteiro Lobato também fez questão de transmitir conhecimento e idéias em livros que falam de história, geografia e matemática, tornando-se pioneiro na literatura paradidática - aquela em que se aprende brincando.


                        Fonte: Internet


***************************************************

Entramos na Semana Santa!



Sexta-feira, das 12h ás 13h é o NOSSO  ( do São José) horário de Adoração


A Semana Santa é uma semana muito especial e sagrada  que celebra a subida de Jesus ao Monte das Oliveiras, a sua crucificação e a sua ressurreição.
Para a Igreja Católica, inicia-se depois do Domingo de Ramos.


Os dias desta semana, possuem um significado especial. Eles representam as etapas finais de Jesus Cristo, até a sua ressurreição.

Na sexta-feira santa, a carne é evitada. Algumas pessoas passam a semana santa toda comendo peixe.
É um sacrifício em respeito ao sofrimento de Jesus e ao seu sangue que foi derramado

Significado dos dias santos:


Quinta-Feira Santa

Esse é o dia em que é relembrada a última ceia de Jesus com seus discípulos, momento em que foi instituída a eucaristia. É também o dia conhecido como lava-pés, em que Cristo lavou os pés de cada um de seus seguidores.

Sexta-Feira Santa

A tarde apresenta o drama da morte de Jesus Cristo no Calvário, sua morte e crucificação. Nesse dia não se celebra a missa em todo o mundo e o altar é iluminado sem cruz, sem velas e nem adornos.
É o dia da Adoração ao Senhor!

Sábado Santo

A igreja está em silêncio e meditação. Uma forma de acompanhar a morte de Jesus e esperar sua ressurreição. À noite,  acontece a vigília pascal, ou seja, os cristãos passam a noite rezando, esperando o grande dia: a Páscoa!

Domingo de Páscoa

Mais conhecido como o dia de Páscoa, é o ápice do ano litúrgico.
A igreja se reúne para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo, sua vitória sobre a morte.
A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, iluminada.
Por isso dizemos que Páscoa é renascimento!

Que nosso renascimento,  seja de esperanças, amor e paz!

Fonte:
Site Católico