terça-feira, 28 de junho de 2011

29/6 Dia de São Pedro Apóstolo- Padroeiro de nossa cidade!




São Pedro, cujo nome de nascimento era Simão, nasceu em Betsaida, na Galiléia. Filho de Jonas, era pescador e casado. André, seu irmão, encontrou Jesus e comentou com Pedro a respeito do Messias. Simão quis conhecer Jesus, e este o elegeu como um de seus escolhidos, trocando seu nome para Pedro, que significa pedra, rocha. A partir deste dia, Pedro deixou de ser pescador de peixes para se tornar pescador de homens.
Pedro tinha um temperamento impulsivo, mas uma imensa generosidade e um grande amor ao Mestre. E Jesus coloca-o em evidência sempre, marcando-o como o futuro chefe da Igreja.
 Em Cesaréia de Filipe, Jesus diz a Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus, e tudo que ligares sobre a terra será ligado também no céu, e tudo que desligares na terra será também desligado no céu”. (Mt.16 13-20).

                               Que São Pedro interceda
                                   a Deus por todos nós!

                                                       ********************

De vez em quando...

a gente acha esta duplinha, Ana Júlia e Tayná, pelos corredores da escola...
sempre fazendo alguma coisa, mas coisa boa...
por isto,  elas seguidamente  "pintam" aqui  pelo blog.
Hoje achamos as duas, junto com o Guilherme, fazendo arte com a tia Mara, a pessoa mais arteira que tem por aqui...
as pinturas  do trio, estavam tão bonitas, mas tão bonitas, que, é claro, resolvemos registrar...

são ou não são uma graça?

o trio e a profe que mais aparece no blog..
Parabéns, continuem assim!


***********


**************

Projeto: Aventura do Conhecimento 2011



Turma que participou do Projeto em 2006...



Está quase chegando a hora, de, mais uma vez, os alunos do 5º ano participarem do Projeto Aventura do Conhecimento, que, há mais de 10 anos, vem fazendo parte da história  do São José.

Este projeto, surgiu  da  necessidade      de mostrar aos alunos do 5º ano, as   questões   ambientais , reconhecendo  fatores históricos  pertencentes à colonização do Brasil, à formação do município de Sorriso, da região e do Estado de Mato Grosso.
Essa conscientização, alimenta as ações pedagógicas do Projeto, considerando o ambiente em que vivemos, seus elementos sicos e biológicos e o modo de interação das pessoas e da natureza.
Nesse  sentido,  são organizadas   situações   de   aprendizagem , de   forma   a proporcionar  aos  alunos, oportunidades de utilização do conhecimento sobre o meio ambiente,  para compreender a realidade e atuar sobre ela.
            A propost apresentada no projeto, promove a troca de experiências entre professores e alunos, criando assim um ambiente significativo de aprendizagem.
             Desta forma, a Aventura articula o ser, o existir, o fazer, o conviver e o conhecer, permitindo a cada aluno do 5º ano, atuar e dialogar com os seres e com o próprio meio.

O projeto tem por objetivos:


o   Oferecer meios para que os alunos compreendam os fatos naturais e humanos acerca da tetica ambiental.

o   Analisar os fatos, do ponto de  vista  ambiental,  de  modo crítico,  reconhecendo a necessidade e  as  oportunidades de atuação,  garantindo o respeito ao meio ambiente e à qualidade de vida.

o   Valorizar a diversidade natural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural.

o   Reconhecer elementos do passado no presente, identificando a participação dos diferentes acontecimentos, de outros tempos, na dinâmica da vida atual e nas conseências das ações do homem em relação ao meio ambiente.

O projeto está previsto para o mês de setembro, dia 1º, quando os alunos saem de Sorriso e a aventura já começa na Cantina da uva  em Mutum , na primeira parada para o café da manhã .
almoço  será em Várzea Grande, no restaurante Sinuelo (2ªparada), seguindo para  Poconé, onde fazem a terceira parada.
Em Poconé, acontecerá a visita à casa da Vovó Bem (museu), a visita à Mina desativada e ainda uma possível visita à Casa da Cultura seguindo direto para a Pousada Piuval, onde passam a noite, isto tudo no dia 1º.
Amanhecendo na Pousada, ( 2/9) o segundo dia será de pura diversão e muito aprendizado.
No sábado, 3/9, os alunos farão  o passeio pela Transpantaneira até o meio dia, quando é chegada a hora de voltar para casa.

Uma aventura e tanto! Em todos os sentidos, que ficará marcada na vida desta turma, não só pelo aprendizado, mas pela aventura, no sentido literal da palavra.



                                          ***************

Aniversariantes 28 de junho!


Aos  dois aniversariantes de hoje,
o nosso grande abraço!!!


*Luiz Eduardo Godois Destri

*Pedro Henrique Possamai


***************************