" A iniciação à leitura não se dá somente durante a alfabetização.
Desde os primeiros anos de vida, a criança já inicia seu processo de conhecimento da leitura ao realizá-la através das imagens que tem acesso, podendo assim identificar, interpretar e acompanhar a seqüência das personagens, bem como o enredo das histórias.
É através do contato com livros, revistas, jornais, gibis, enfim todo e qualquer material que a criança tenha possibilidade de explorar, que se desperta nela o prazer pela leitura.
Pensando assim desenvolveremos o Projeto: INICIAÇÃO À LEITURA, na Turma do Infantil I Fase II."
Assim iniciou o encantador projeto de leitura do Infantil I fase I I das professoras Deonilde e Lúcia e do Infantil II da professora Lúcia também.
Quem andou pelos corredores próximos a estas duas salas nos últimos tempos, pode ver muitos dos personagens do sítio do pica pau amarelo por lá.
Primeiro as crianças conheceram os personagens, depois pintaram e construiram um livrão...grandão!
Em seguida veio a saranda de Emílias e Viscondes para lá e para cá...
Ontem, 18 de abril, dia do livro, o projeto teve o seu "tchan" especial...
Ao final da aula, cada um, depois de contar uma história para os colegas, escolheu um dos livrinhos que estavam distribuidos sobre a mesa ( livros da biblioteca da escola) para levar pra para casa ( com registro na ficha e tudo), dentro de uma sacolinha graciosa confeccionada pela própria professora Deo.
Dentro dessa sacola eles levaram o livro e um caderninho onde, depois de ler , será feito o registro, em forma de desenho, sobre o que cada um entendeu da história.
Os pais também terão que fazer as suas anotações pois a participação da família é fundamental.
Como se não bastasse, antes de sair com as sacolinhas, cada criança foi fotografada como Emília e Visconde.
Projeto bacana! Projeto de qualidade criado AQUI no São José.
Parabéns profes!!!
|
O livrão BEM grandão... |
|
o castelo de livros que também fazia parte do projeto |
|
e aturma da professora Lúcia
posando com o livrão...
************* |
N