sexta-feira, 17 de junho de 2011

Aniversariantes 18 e 19/6

              As festas do final de semana, são na casa de:

                       *Marcos Vinícius Giasson

                             *Leonardo Dolenkei

                                       Nosso abraço, pessoal!

                                                    **************

Incentivo à leitura!

             Este é um belo exemplo de incentivo à leitura, criado pela professora Graciele, do 4º ano, o "Baú de Idéias", que, como mostra a atividade abaixo, faz com que as crianças ( e os adultos), leiam mais e mais.
Ler é fundamental, para uma melhor compreensão das coisas que estão a nossa volta, para um melhor aprendizado, para um melhor vocabulário,  para a vida!
Através da leitura, como mostra a atividade, viajamos sem sair do lugar...
Vamos seguir o exemplo da turma? 
Vale ler livros, revistas, jornais, bons textos... vale ler mais e aprender melhor!


“Baú de idéias”       

             Momento em família
Você e sua família receberam um tesouro! Com ele vocês poderão embarcar em viagens muito interessantes, onde descobrirão mundos e pessoas diferentes, onde sentimentos e emoções vão aflorar e onde conhecimentos e curiosidades vão surgir e lhes envolver...Aproveitem!!!
Regras:
*O baú ficará durante 3 dias na sua casa
*Você deve ter cuidado para não estragar, perder e rasurar o baú e os livros:
*Dentro do baú há 29 livros;
*Você deve preencher e fazer as atividades abaixo com a ajuda de seus pais;
*Se você puder, registre esse momento com fotografias e traga para mostrar para a turma.
Atividades:
*Escolha os livros que você julgar, pela capa e título ( assunto), os mais interessantes e então, delicie-se!!
*Registre abaixo o título e o autor dos livros que leu com a sua família.
1) 
2)
3)
4)
5)
Quem leu com você?
O que vocês acharam dessa viagem?
O que você aprendeu lendo essas histórias?
Agora, criem um lindo desenho no baú e assinem.

Os primeiros resultados ( e registros), já começaram a aparecer, que bonito! Está tudo lá no mural.
Parabéns, professora  Graciele e parabéns aos pequenos grandes leitores.
Olha as famílias lendo juntas,
muito legal!!


*****************

Domingo é dia do Cinema Brasileiro.



Imagem-de-rolo-de-filmes


O dia 19 de junho tornou-se o dia de comemoração pelo renascimento do cinema brasileiro, por este ter passado a apresentar, nos últimos anos, produções de maior qualidade.
No dia 8 de julho de 1896, sete meses depois de os irmãos Lumière inaugurarem a sétima arte em Paris, o Rio de Janeiro exibiu a primeira sessão de cinema no Brasil. No ano seguinte, em 1897, Paschoal Segreto e José Roberto Cunha Salles abriram a primeira sala de cinema, também no Rio de Janeiro, na rua do Ouvidor.
A sala chamava “Salão Novidades de Paris” e exibiu o primeiro filme brasileiro em 1898. O filme, rodado por Afonso Segreto, mostrava um documentário com imagens da Baía de Guanabara. Aliás, os documentários foram as primeiras produções brasileiras. Depois de 1912, começava uma incipiente produção nacional com “Os Três Irmãos” e “Na Primavera da Vida”, do cineasta Humberto Mauro. Mas foi somente em 1929 que foi lançado o primeiro filme brasileiro totalmente sonorizado. O filme se chamava “Limite” e foi filmado por Mário Peixoto.
Em 1930, o primeiro estúdio de cinema do Brasil foi instalado no Rio de Janeiro, por Adhemar Gonzaga. Chamado de Cinédia, o estúdio produzia comédias musicais e dramas populares. Em 1941, surgiu a Atlântida, famosa produtora das chanchadas que marcaram época, revelando cineastas como Carlos Manga. No fim da década de 40, foi a vez do estúdio Vera Cruz, que começou a produzir filmes no estilo de Hollywood. Em 1952, o filme “O Cangaceiro”, rodado por Lima Barreto, conseguiu entrar no circuito internacional e foi premiado no Festival de Cannes em 1953.
Filmes produzidos por cineastas independentes também fizeram muito sucesso. Nélson Pereira dos Santos lançou “Rio 40 graus” e Anselmo Duarte, “O Pagador de Promessas”. O comediante Amacio Mazzaropi montou sua produtora em 63 e rodou vários filmes de humor, criando tipos caipiras. Foi nesse ano também que Glauber Rocha lançou “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e Joaquim Pedro de Andrade filmou “Macunaíma”.
Produções como “Dona Flor e seus dois maridos”, “Eles não usam black-tie” e “Pixote, a lei do mais fraco” fizeram sucesso nos anos 80. A década de 90 começou com o cinema brasileiro em baixa, mas em 93, com a criação da Lei do Audiovisual, filmes como “Carlota Joaquina”, “O Quarteto”, “O que é isso companheiro” e “Central do Brasil” começaram a fazer o cinema brasileiro entrar no circuito internacional.
Hoje, o cinema brasileira está em alta. Os últimos filmes em cartaz foram “Cidade de Deus”, “Madame Satã”, “Abril Despedaçado”, “Bicho de Sete Cabeças”, “Caminhando nas Nuvens”, “O homem que copiava”  “Lisbela e o Prisioneiro” e o grande sucesso, Tropa de Elite 1 e 2.


                                 **********************





 

Sólidos geométricos!

Foi o conteúdo estudado hoje pelos terceiros anos, manhã e tarde.
Usando a criatividade, ao invés de cola, grampeador ou qualquer outro material de colagem , as turmas usaram balinhas de goma coloridas para dar forma aos sólidos geométricos...
O resultado a gente vê nas fotos. Formas bonitas, conteúdo aprendido e, melhor ainda, terminando tudo, sempre se pode comer as balas.

                                                   Turma da manhã, professora Raquel...



e turma da tarde, professora Graciele.







***************

A Larissa chegou!

Com apenas 4 dias, a Larissa, irmãzinha da Letícia, da turma da professora Alvina, já veio na escola nos visitar. Foi o maior alvoroço, todo mundo queria olhar.
A Letícia, que é esperta, não tirava o olho ...da maninha e da mamãe... " elas são minhas", falava o seu olhar.
A turma toda aproveitou a visita e quis fotografar.

                      Venha sempre nos visitar, Larissa, adoramos te conhecer.

A duplinha com a profe Alvina...

e a turma toda, na maior tietagem...

Parabéns à mamãe, ao papai e à maninha Letícia,
a Larissa é um amor!


*******************