terça-feira, 13 de novembro de 2012

Projeto Leitura


O Projeto Leitura, desenvolvido pela professora Priscila e os alunos da Educação Infantil II, tem como objetivo principal, fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas da escolaridade.

Os livros não deveriam fazer parte da vida das crianças apenas no período escolar e, sim, acompanhá-las por toda a vida. Afinal, com eles, aprende-se cultura, exercita-se a imaginação e expande-se o vocabulário.

Preocupada com a promoção da aprendizagem de seus alunos, a professora Priscila, trabalhou durante o ano a leitura de contos, visitas semanais a biblioteca, interpretação das histórias através de desenhos e debates, ampliação de vocabulário, melhorar as expressões verbais e não verbais e montagem da história em sequência.

O incentivo do adulto é fundamental no processo pelo gosto da leitura, sendo ele o mediador entre a criança e o livro. Pensando nisso, foi confeccionado um tapete de retalhos para que os pais sentem nele com o filho e conte a história, interprete-a com desenho e para finalizar a atividade, carimba a mão com tinta em um quadrado do tapete e assina seu nome. 






Infantil II - Aula sobre Rótulos de Produtos


O bolo preferido, esta foi a primeira atividade que a turma do Infantil II da professora Priscila desenvolveu para iniciar o estudo sobre Rótulos de produtos.

A leitura dos rótulos dos alimentos, na hora das compras, é importantíssima para quem se preocupa com a saúde e a qualidade de vida. Não basta ler, é necessário entender o que está impresso e assim, fazer a melhor escolha, que lhe traga saúde.

O principal objetivo deste conteúdo é oferecer uma educação diferencial, que atende não só o conteúdo escolar, mas ensina para a vida, aliás, este tem sido um papel da nossa escola nos últimos anos.

Durante a confecção do bolo algumas curiosidades surgiram sobre os ingredientes que estavam sendo usados, como: Como o ovo chega até o mercado? De onde vem a farinha de trigo e o chocolate?
Para responder estes questionamentos, os alunos assistiram vídeos que abordavam estes assuntos.

Em sala, ainda foi trabalhado a classificação dos rótulos de produtos que eles trouxeram de casa, conforme sua utilização (cozinha, banheiro e limpeza da casa). O objetivo desta atividade é o reconhecimento dos alimentos, separá-los e classificá-los, trazendo assim a vivência para a sala de aula, aprendendo fazendo e integrando a lógica, texto e vivência.