terça-feira, 30 de agosto de 2011

Bicicletas! Professor Wagner Bragante


Como todo mundo já sabe e já viu, o professor Wagner é O ciclista do São José, temos até uma foto para provar. 
Diz o professor que a sua paixão pelas bikes é tanta, que para as próximas férias uma grande pedalada  pelas estradas da vida já está programada. 
Inspirado nesta  paixão em duas rodas ele escreveu e nos brinda com o texto abaixo.


Quem sabe mais gente se anima a largar o carro e a ociosidade, começando a pedalar!




O uso de bicicleta como meio alternativo de transporte.
                                                           Prof. Wagner Bragante


   O prospecto para o futuro não é lá muito brilhante: escassez de petróleo, poluição, aumento do trânsito nas grandes (e pequenas) cidades. Empresas gastam bilhões de dólares em desenvolvimento de tecnologias “limpas”  que poluam menos e que gastem pouco ou ,de preferência, nenhum combustível. Modelos os mais futuristas são propostos, veículos movidos à energia elétrica (de onde vai sair tanta eletricidade para movê-los é outra parte nebulosa do futuro), à energia solar, a biocombustíveis, à hidrogênio, e por aí vai...
   Acontece que o veículo de transporte para pequenas distâncias, que seja absurdamente econômico, a ponto de não consumir nenhum litro de combustível fóssil em seu deslocamento, de fácil manutenção, leve, pequeno e extremamente manobrável já existe: é a bicicleta.
   Os primeiros esboços de algo parecido com a bicicleta que conhecemos, veio das mãos de, ninguém mais, ninguém menos, Leonardo da Vinci. O lendário intelectual renascentista desenhou até como seriam a corrente, a coroa com pedais e as catracas! Muitos séculos se passaram, porém, para que a bicicleta deixasse de ser apenas um brinquedo extravagante e se tornar um dos mais importantes  (e relegados a um segundo plano) meios de transporte utilizados no mundo. Para se ter uma idéia, os números de bicicletas vendidas no Brasil podem chegar a seis milhões de unidades, só dentro de 2011. Mas apesar de sermos o quinto maior mercado de bicicletas do mundo, perdendo apenas de China, EUA, Índia e Japão e sermos o terceiro maior produtor mundial, atrás somente de China e Índia, o Brasil vê a bicicleta com o olhar de um motorista de carro muito agressivo: como algo que está ocupando um espaço que deveria ser apenas do Mestre Automóvel. Uma parte imensa da população sequer cogita em utilizar a bicicleta como meio de transporte, alegando quaisquer desculpas que encontrar. Além do mais, inexistem políticas de urbanização que levem o dimensionamento de ciclovias quando do projeto das vias urbanas. Dessa forma, os poucos que adotam o ciclismo se vêem disputando espaço com carros, caminhões, motocicletas e ônibus, levando quase sempre desvantagem quando em confronto.
   Entretanto, mesmo enfrentando a falta de estrutura, a falta de vontade política, os motoristas irritados e outros percalços, a bicicleta tem visto seu uso se popularizar nos últimos anos. Cada vez mais pessoas veem em seu uso não apenas um meio de transporte mais limpo, sustentável, mas também a possibilidade de se desligar por um momento que seja dos problemas do cotidiano, relaxando um pouco e abandonando o sedentarismo, trazendo benefícios para o seu corpo, sua mente, sua saúde e para o meio ambiente.



Passeio no pátio da escola!

 A gente adora mostrar este povinho, pequetitinho e tão engraçadinho...
"Inhos" à parte, eles são mesmo umas graças, cheios de energia e disposição.
De vez em quando, é preciso dar uma volta com esta galera  para gastar esta energia toda.
Ontem foi um desses dias, segurando na cordinha, ao som de " Piuí abacaxí, olha o chão pra não cair", eles andaram pela escola toda, conhecendo este "mundão" fora da sala de aula.
Que bom!


por 5 minutinhos
assistiram ao jogo de futebol
que acontecia no campo.

um ou outro até ensaiou um grito de
goooll!!!

hora de olhar as fotos do painel

sem largar a cordinha, é claro.

Agora chega! Todo mundo cansado
 volta para sua sala.


***********

Campanha de arrecadação!

Cada um pode trazer
um brinquedinho assim...

 Os dois terceirões aqui da escola convidam todos a participarem da Campanha de Arrecadação de Roupas e Brinquedos.
As roupas, novas ou usadas, serão repassadas para a Escola Municipal Flor do Amanhã que realizará um brechó beneficente.
Os brinquedos, novos ou usados, serão repassados para a Pastoral da Criança para distribuição na Semana da Criança.
As doações serão recebidas até o dia 09 de setembro e poderão ser entregues para os alunos do terceirão ou nas salas da coordenação.
ou um casaquinho assim!

                                         Vamos lá! Participe!
                           Nós e as crianças esperamos por você!

                                                **********



Aniversários 30 de agosto!



                           Parabéns !

                                * Enzo Carvalho Riedi 
                       
                                     * Maryana Zibetti

                                           aniversariantes de hoje!


                                                                 ************