segunda-feira, 11 de abril de 2011

Visita ao Haras do Infantil III

Os alunos das turmas do Infantil III , visitaram,  na última semana, o Haras Hípica do Valle  aqui em nossa  cidade.
Aproveitando a unidade temática que fala sobre  o assunto, os alunos aprenderam sobre classificação e  sequenciação de cavalos e potros, segundo os critérios definidos na mesma.
 As professoras Lucia e Ivône, juntamente com a  coordenadora Mônica e as  estagiárias  do turno, acompanharam a visita.
No Haras,  a turma foi  gentilmente recebida por Alaércio Tosetto, instrutor de equitação, treinador e também domador.
Para as professoras , a visita  ao Haras foi prazerosa e proveitosa, pela beleza do lugar, pelos ensinamentos passados a turma e, principalmente,  pela acolhida e simpatia do instrutor Alaércio a quem a turma agradece.
A seguir, mostramos algumas fotos deste dia tão legal!












O AUTO DA BARCA DO INFERNO.

Os alunos do 1° ano do Ensino Médio, encenaram, na semana que passou, a peça  O Auto da Barca do Inferno.

Da obra de Gil Vicente, a peça mostra  luta entre o bem e o mal...

Que o bem vença sempre...no teatro, na Escola na vida!

Após as fotos, postamos texto da professora Olívia,  que fala sobre o

trabalho apresentado.










 


O AUTO DA BARCA DO INFERNO, UMA VISÃO ATUAL

                                                                   Professora Olivia Coldebella


Uma das mais importantes tarefas da escola é formar alunos leitores de textos literários, no entanto, os resultados desta tarefa nem sempre são satisfatórios: muitos professores sentem dificuldade em fazer que seus alunos leiam esse tipo de texto. Isso porque, ao chegar à escola, apresentam uma modesta história de leitura porque não gostam de ler.
A leitura direcionada de obras literárias é um instrumento poderoso para sanar este problema, por isso o primeiro ano do Ensino Médio tem acesso a diferentes textos literários, entre eles O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.
Ao trabalhar o texto de Gil Vicente no Ensino Médio há o objetivo de apresentar o autor e também de analisar a sua obra.
Além de apresentar a obra e o autor é importante insistir no fato de que os elementos arcaizantes da língua de Gil Vicente ou de outros autores consagrados não devem criar grandes dificuldades para os leitores brasileiros atuais, pois em diversos dialetos correntes no Brasil afloram formas próximas daquelas antigas.
Como boa parte do texto em questão se trata do português popular da época, vários fenômenos nele presentes ou se mantiveram na linguagem coloquial, ou foram recriados nela.
Assim o aluno perceberá a qualidade literária de Gil Vicente: um grande poeta que consegue fazer versos bons e graciosos sem se afastar dos diversos registros da linguagem falada em sua época.
 A atualidade da crítica vicentina não é limitada pelo fato de o autor ser um conservador voltado para a Idade Média, pois ele supera esse conservadorismo em sua visão penetrante das situações sociais e dos comportamentos humanos.
A leitura de textos literários ajuda a pensar, a estruturar o raciocínio; permite entender o universo em que o leitor vive; amplia o vocabulário; desenvolve a imaginação; prepara a pessoa para qualquer tipo de escrita.
Outro aspecto importante ao preparar uma atividade de leitura é a maneira como se cobra a leitura dos alunos, criam-se estratégias para o estímulo da leitura nas aulas, o aluno lê, entusiasma-se pelo enredo, vive a vida das personagens, saboreia o texto, por isso não se deve reduzir todo o processo a uma tarefa enfadonha: cobrar a leitura em forma de fichamentos ou avaliações escritas. O prazer transforma-se em ato de punição e o aluno continuará lendo, apenas para não ser punido e não pelo gosto às letras. Há outros meios para avaliar essa atividade dos alunos, como: recriação do contexto, debates, dramatizações, rodas críticas de leitura, júris simulados e muitos mais. Desmistificar a obra literária como leitura chata e cansativa é papel, também, do professor. Atividades simples como teatro podem introduzir o adolescente no mundo de Gil Vicente e levá-lo a gostar do texto, perceber o texto como atual, principalmente em suas críticas.
O estudante deve ter a liberdade de experimentar, recusar, reexaminar, comentar. Adquirido o gosto, é só aprimorá-lo.
É importante lembrar que um dos fatores necessários à promoção da leitura de textos literários é que o próprio professor seja um leitor habitual e compartilhe com os alunos essa sua experiência prazerosa. O educador deve demonstrar paixão pela literatura e não utilizar-se dela como tarefa obrigatória.
Para a formação de leitores de textos literários ou de outras tipologias textuais é preciso conscientizar professores de todas as disciplinas que ler, entender o que se lê e escrever o que se pensa é, necessariamente, tarefa de todos e não somente dos professores de português.

Saiu o resultado das eleições!

  Já temos a nossa VEREADORA ESTUDANTE!

Conhecemos hoje,  11/04, o resultado da eleição para Vereador Estudante do São José.
Foi eleita Claudia Zancanaro, do 2º ano do Ensino Médio.
Os três candidatos receberam o resultado da eleição hoje cedinho, na sala do coordenador Jorge.
Educada e civilizadamente, como deveria ser todo o processo eleitoral,   Fernando e Arthur cumprimentaram a vencedora.
O blog registrou o momento dos cumprimentos e marcou,  para breve, uma entrevista com a nova  Vereadora Estudante da Escola.

Parabéns Claudia, desejamos a você, um grande e marcante mandato.


Arthur e Fernando, desejando sucesso a Claudia.

Aniversariantes...dias 9, 10 e 11 de abril.



Nossos parabéns hoje, vão para:


Felipe Parra da Silva- 9/4
Gustavo Vigolo- 9/04
Heloísa Telles Fernandes- 9/04
Mateus Knapp del Moro- 9/04
Paulo Cezar Lucion Junior- 11/04
Tomás henrique Silva Menegotto- 11/04

Felicidades, pessoal!