Da turma, foram classificados 5 alunos que apresentaram boas redações, são eles:
* Gabriela Bedin Vedana
*Isabela Piloto Riedi
*Matheus de Paula Santos
*Nathália Luiza Buffon
*Raíssa Piccini
A Nathália foi premiada com a redação abaixo, que dentro das normas e regras de uma boa redação, estava PERFEITA.
Para os 5 classificados e principalmente para a Nathália, os parabéns da direção, professores e colegas.
A União Faz a Força
A sabedoria popular, claro, é sábia e popular porque muitos acreditam, por isso, não se ignora a diferença entre a força de um só indivíduo e a força de um grupo, não são necessárias pesquisas às leis da física e tampouco comprovação científica sobre constatação tão óbvia.
Os seres humanos buscam a força coletiva, desde os seus primórdios. Viviam em grupos, pois poderiam proteger-se mutuamente de ataques de animais ferozes ou grupos rivais. Como nas guerras, em que, quanto mais soldados, mais provável a vitória.
Na política, quanto mais filiados ao Partido, mais vantagens. Numa eleição política, quanto mais indivíduos compartilhem ou simpatizem com os ideais de um determinado candidato, mais provável será a sua vitória.
Um exemplo clássico de que a unidade supera a individualidade são as mais diversas cooperativas nos mais diferentes setores da economia. Cooperativas formadas de indivíduos que sozinhos não têm a capacidade de compra, de venda ou de prestação de serviço, unem-se aos seus iguais e conseguem a força necessária para alcançar o mercado. “Quem Coopera cresce”.
Sabendo que um conjunto se forma com o primeiro elemento, e que uma caminhada de mil quilômetros começa com o “primeiro passo”, não se pode simplesmente desmerecer o indivíduo. Todo elemento é fundamental, único e responsável pelo sucesso ou fracasso na busca do objetivo, pois é de conhecimento comum que uma imensa corrente é composta de pequenos elos responsáveis pela união de todos.
Tão importante quanto a discussão sobre a força de um grupo unido pela mesma causa é a conscientização de que a força coletiva pode construir grandes projetos para o bem da humanidade e de todo o planeta com sua imensa diversidade, como também, pode destruir tudo que existe. Neste ponto, a educação sobre a moral e a ética é essencial.
Sendo assim, o consolo para os que se sentem sós nas suas crenças e ideais, é lembrar-se da Fábula do Beija-Flor que tentava apagar o fogo da floresta com a água que levava no seu minúsculo bico. Pois se a ação for ética, moral e responsável pode começar com uma gota, logo se terá um imenso rio, e se a ideia for boa mesmo, um imenso oceano se formará.
O quinteto de redatores, acompanhados pelas professora Olívia e Raquel na hora da premiação. Mais uma vez, PARABÉNS!!! *********** |