domingo, 17 de abril de 2011

19 de abril- Dia do Índio.




Índios Caiapós, da Aldeia Metuktire, comemorando seu dia, com dança tradiconal.
 

Indizinhos sorrindo na comemoração.



História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio,  data comemorativa  criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.

Origem da data  
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente, foram convidados a participar das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias de evento,  estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. 
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500.
Desde esta data, temos vivenciado momentos de diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

 Precisamos respeitar nossos irmãos indígenas!


********************************************************

Propósito...

Propósito...

A partir de hoje,
Vamos fazer tudo diferente:
Esquecer do nosso umbigo
E olhar para frente !...
Ver que o outro, como nós,
É gente!...
Que sonha, que vibra
Que sofre, que sente !...
E por isto,  não podemos
Passar por ele, indiferente
Afinal,  na vida ,
Somos elos da mesma corrente !

( texto adaptado da internet)

Vamos ser solidários?

Nossa campanha com as garrafas Pet continua, só que é preciso juntar MUITA garrafa para atingir nosso objetivo: Comprar, em outubro, com o dinheiro da venda , brinquedos para as crianças do CEMEIS Flor do Amanhã.
Portanto, vamos lá!
Todo mundo juntando as garrafas Pet e trazendo para a Escola.
As crianças do CEMEIS, esperam por nós!