terça-feira, 12 de abril de 2011

Aula de atualidades no terceirão.


Balões e valores...

...no alto, sem deixar cair...

O texto abaixo,  enviado ao blog  por Letícia Costa, aluna do terceirão da manhã, nos conta sobre uma interessante atividade proposta pelo professor Rodrigo , da disciplina de Atualidades.
Letícia nos relata a atividade e termina o texto dando a sua opinião.
Concordamos com você, Letícia. Na vida, precisamos avaliar bem as coisas e as situações para depois tomarmos as decisões apropriadas. 




"  Na segunda -feira, 11 de abril, o professor Rodrigo elaborou a seguinte gincana:  Os alunos deveriam escrever um valor ( Paz, harmonia, amizade, respeito, solidariedade, amor ao próximo etc)  e colocar dentro de um balão , entregue a cada aluno,  junto com um palito.
A turma, em círculo,  colocou os valores dentro de  cada balão , representando a sociedade e seus valores.
Em seguida, o professor colocou uma música e deu a seguinte ordem:  enquanto a música tocar, os balões deverão permanecer no alto. O balão que caísse,  deveria  ser pego do chão e  colocado novamente no alto.
Cada aluno tratou de cuidar do seu balão e, por consequencia, o valor que estava dentro. Sem nenhum imprevisto, a  "brincadeira" prosseguiu e a "sociedade" continuou com os seus valores.
Segunda etapa: o professor  disse aos alunos: " aquele que permanecer com o balão cheio, ganhará um prêmio!"
A música começou novamente e, de imediato,  os alunos começaram a estourar  os balões  um do outro. Poucos entenderam a ordem ou entenderam da maneira errada.  A ordem não era estourar e sim , manter o balões cheios, ( bastava segurá-los na mão)  mas o desejo  de ganhar o prêmio foi mais forte .
Moral da história : Muitas vezes as pessoas acabam pensando apenas em si e ignoram que ,  para preservar os valores da sociedade é preciso que cada um faça o seu papel , cuidando ,  preservando e não tentando vencer a custa da derrota alheia."

Opnião :

"Achei a atividade boa e reflexiva, pois, a partir dela, começaremos  a pensar mais e a prestar atenção nas oportunidades de ajudar ao próximo sem ter que prejudicar  ninguém.
Prejudicar o colegas ( furando os balões) foi  fácil, pois não percebemos que existiam valores dentro deles."

                                                                                 Letícia Costa 3º A

Que coelhada!!!

Gente!

Época de Páscoa é uma coisa engraçada...é um tal de coelho pra cá, coelho pra lá...uma coelhada só!
As turmas aí , do primeiro ano da manhã e tarde, já estão preparando o seu,  junto com a professora Mara, de artes.
É bom garantir, vai que o de verdade não venha?


Aqui já está garantido...


...e aqui também!!