quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cárie? Nem pensar!!


Por isto, esteve hoje na Escola, a doutora Daniela Lod, falando sobre a escovação dos dentes, o uso do fio dental e os cuidados necessários para uma boca saudável.

Aproveitamos a vinda da doutora Daniela e fomos procurar, na internet, um artigo sobre halitose que 
aí está!


"A maioria das pessoas não sabe que tem mau hálito ou halitose, como dizem os dentistas. Alguns estudos mostram que o número de pessoas com mau hálito chega a 50% da população adulta
Entre as causas do mau hálito estão certos alimentos, condições de saúde e hábitos pessoais. Em muitos casos, uma higiene dentária apropriada pode resolver o problema.
Se as técnicas simples de higiene bucal não derem resultado, é aconselhável que você consulte seu médico ou dentista para assegurar-se de que a causa do mau hálito não seja um problema mais sério.

Causas do mau hálito

O mau hálito pode ser causado por fatores externos e internos. Os fatores externos podem estar relacionados com o tipo de alimento que você come  e os condimentos com que são preparados (como, por exemplo, alho, cebola e outros). Se achar que seu mau hálito é produzido pelos alimentos que você consome, faça uma lista do que você come para determinar se esta é a causa real. As pessoas que fumam ou ingerem bebidas alcoólicas também podem sofrer de mau hálito.
Entre os fatores internos estão aqueles ligados à higiene bucal, que podem afetar o corpo de forma sistêmica. A língua é um dos lugares nos quais as bactérias podem proliferar. A maioria das bactérias que causam o mau hálito produzem substâncias chamadas compostos sulfurados voláteis ou CSV.
 Os CSV causadores do mau hálito são representados, principalmente, pelo sulfeto de hidrogênio e o metil mercapatana. A maioria dessas bactérias acumulam-se na parte posterior da língua.

O mau hálito  ainda pode ser causado por:
  • Problemas dentários (má higiene bucal, gengivite e doenças periodontais);
  • Próteses Totais (os alimentos e a placa bacteriana podem aderir a próteses totais);
  • Boca ressecada (falta de fluxo salivar);
  • Problemas na boca, nariz e garganta (infecções dos seios [maxilares/paranasais] e da garganta ou tonsilite críptica);
  • Enfermidades sistêmicas (diabetes, infecção ou abscesso pulmonar, insuficiência renal/hepática, distúrbio gastrointestinal);
  • Pacientes em dietas regulares
        Consultar o dentista, escovar bem os dentes , usar creme dental antibacteriano com flúor, fio dental e limpador de língua, certamente nos ajudarão  a ter uma boca limpa e saudável."

Fonte: Internet.

****************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário