O ato de ler é uma pratica social que envolve atitudes, gestos e habilidades que devem ser mobilizadas pelo leitor. Para ler bem, é necessário que se tenha em mente o prazer de ler para sonhar e aprender a sonhar, para deixar nossa emoção aguçada, para nossa perturbação, para poder viajar para mundos distantes, para compartilhar, para escrever e ler melhor.
Existem leitores que fazem leitura pelo simples fato de estar lendo, sem levar em conta o prazer de ler para se deleitar na formulação de hipóteses. Fazem leituras de livros sem concentrar-se nas palavras, na história, no assunto, e quando deixam o livro não sabem fazer uma reflexão ou dialogar sobre o que foi lido. A leitura usada desta forma não traz acréscimos ao leitor, se torna perda de tempo.
A leitura deve ser feita de forma prazerosa, onde o leitor deverá fazer anotações do que lhe chama a atenção e do que desperta seu interior.
Aguce sua imaginação, sua vontade de aprender e formular hipóteses. O ler de forma prazerosa traz respostas para as dúvidas e as inquietações. O leitor terá sobre seu poder, conceitos formulados, questionamentos e dúvidas amenizados, certezas, suspeitas e informações respondidas, o que o deixa
deslumbrado, com maior facilidade e convicção para falar e escrever.
Quanto mais se escreve, mais aprendemos a escrever sobre aquilo que escrevemos. Escrever bem não é fácil, por isso, a criança deve ser sempre estimulada a fazer leituras de textos diversos pelo prazer de ler. Existe uma infinidade de livros de boa qualidade para serem discutidos e comentados com entusiasmo e de forma prazerosa.
Professores e pais, incentivem o hábito da leitura, com visitas a bibliotecas, leitura de livros clássicos e textos diversos com temas interessantes.
Curta sua leitura! Tire o máximo de proveito dela e mantenha-se sempre atualizado. Leia com prazer!
DOUGLAS BRESSAN
Nenhum comentário:
Postar um comentário